domingo, 22 de março de 2009

Arteterapia


O que é?


A arteterapia é considerada uma modalidade técnica através da qual viabiliza a expressão de símbolos ou imagens simbólicas, que se comunicam por meios de recursos artísticos. Tem como finalidade a pura expressão não se preocupando com a estética, e sim com o conteúdo pessoal implícito em cada criação.

A arteterapia pode ser aplicada em diversos contextos como: psicoterapias, oficinas de criatividade, reabilitação, educação, trabalho comunitário e institucional, empresas e com todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos).


Arteterapia no contexto psicoterapêutico

Funciona como ferramenta para despertar e ativar a criatividade e, também, para desbloquear e trazer à consciência informações encobertas e ocultas do nosso inconsciente.

“Na psique humana, as informações colaboram para o desenvolvimento de toda a dinâmica intra-psíquica, ao serem transportadas à consciência por meio do processo arteterapêutico. Este processo é facilitado pelas modalidades e materiais expressivos diversos, tais como tintas, papéis, colagens, modelagem, construção, confecção de máscaras, criação de personagens e outras infinitas possibilidades criativas. Todos propiciam o surgimento de símbolos indispensáveis para que cada indivíduo entre em contato com aspectos a serem entendidos, assimilados e alterados”. (Valladares, Novato, 2001).

Nesse âmbito a arteterapia trabalha na criação e estudo (análise) das séries produzidas por um sujeito, podendo realizar o estudo do desdobramento dos processos intrapsíquicos. Torna-se uma maneira simples e criativa para resolução de conflitos internos, é a possibilidade da catarse emocional de forma direta e não intencional.

Segundo Ângela Philippini (1980), A Arteterapia vai buscar o vínculo perdido entre imagem e verbo, imaginação e conceito e procura auxiliar o indivíduo a ser aquele que sente aquilo que pensa; portanto o sujeito é levado a recuperar sua intuição artística, e auxiliando a mergulhar no seu próprio inconsciente, para dele retirar a matéria-prima de seu conhecimento sobre si mesmo.

A Arte se converte em um elemento facilitador ao acesso do universo imaginário e simbólico, pois ao trabalhar com materiais artisticos o indivíduo tem a possibilidade de criar uma nova forma a partir de uma forma original, o próprio material: argila, lápis, papel, tinta etc. Realizando por um lado à execução prática de uma idéia (fantasia, sentimento, conflito, medo), como por outro lado exercitando sua inteligência ao dar uma nova configuração ou feito a um estado ou modo particular de ser.

Como já dizia Sara Paim (1998):
“Se damos à antiga relação uma nova significação, damos ao sujeito a
possibilidade de mudar, de inventar uma nova maneira de se fazer amar”.
Fotos dos trabalhos: 1- nas asas do azul e 2- nas asas do vento
da minha amiga artista plástica e arte-educadora Giane Bifon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário